Usina de Reciclagem de Entulho

O que é?

Uma usina de reciclagem de entulho da construção civil nada mais é do que uma britagem adaptada para triturar entulho, possui normalmente equipamentos como britadores, peneiras, transportadores de correia, etc.

 

 

Viabilidade

Antes de empreender neste negócio é importante conhecer o mercado de construção civil da região e saber aproximadamente a quantidade de matéria prima a disposição como o percentual de entulho cinza e vermelho que virá a ser processado. Uma boa maneira de se ter uma idéia disso é procurar nas redondezas por empresas de tele entulho, construtoras, visitar aterros, etc.

Uma usina de entulho demanda um grande espaço, este pode ser cedido ao empreendedor pelo município através de uma parceria publico/privada. É do interesse da prefeitura manter a cidade limpa, incentivar a economia, gerar empregos e liberar espaços nos aterros.

A lei federal 12305/2010 para gestão dos resíduos sólidos sancionada em agosto/2010 determina uma destinação correta para os residuos de construção civil, muitas empresas encontram dificuldades no comprimento dessa lei e não têm para onde mandar seu entulho. Uma boa solução é cobrar para receber esse entulho, ou seja, já se tem uma pequena renda para receber a matéria-prima com a qual empreendedor irá trabalhar. Boa parte entulho é metal, plástico e outros materiais não pedregosos, esses materiais devem ser separados manualmente e podem ser vendidos para outras empresas de reciclagem.

Agregados

Pode-se também separar o entulho cinza do vermelho e separar os agregados por granulometria, o entulho cinza é um material nobre e conforme o caso compensa vende-lo separadamente ou usá-lo para fabricar outros produtos. São sub-produtos do agregado cinza areia, tijolos, diversos modelos de calçamentos, meio fio para vias publicas, canos para esgoto, etc.

O entulho vermelho é excelente material para fazer bases e sub-bases, por exemplo, uma estrada de chão batido onde se tenha aplicado o agregado desse entulho oferecerá uma excelente compactação e produzirá pouca poeira.

Funcionamento da Usina de Reciclagem de Entulho

Abaixo um exemplo do funcionamento de uma das usinas de reciclagem de entulho que estamos implementando, temos condições de fabricar equipamentos para usinas de qualquer porte e de variados custos conforme o objetivo da mesma. Consideramos um projeto em que o entulho cinza é dividido em granulometria e britado separadamente do vermelho.

Esquema de Funcionamento de uma Usina Reciclagem de Entulho

O material a ser britado é colocado no alimentador vibratório (1) no alimentador existe uma grelha para retirada de materiais finos que recolhe a terra para um transportador de correia (2) formando uma pilha ao lado (3). Esse processo de retirada da terra evita o desgaste desnecessário das mandíbulas do britador.

Do britador (4) sai um transportador de correia radial (5) que pode se posicionada hora em direção a pilha de agregado vermelho (6) e hora em direção a peneira-vibratória (7).

Da peneira vibratória saem agregados de entulhos cinza de diversos tamanhos já separados e cada um é levado por um transportador de correia (8) para sua pilha final (9).